Pular para o conteúdo principal

Destaque

Illustrator: Noções básicas!

Componentes do PC: O que são cada um deles e pra que servem?

 O computador, ou somente PC, é um equipamento que possui diversas peças, sendo que cada uma possui uma função diferente. Quer saber quais são? Então veja as informações abaixo!

 Esse é um artigo meramente explicativo e não recomendativo. Portanto, caso tenha dúvidas ou inseguranças sobre sua máquina / componentes, procure o auxílio de um técnico profissional especializado na área.

GABINETE:

 
 Créditos da imagem: andreas160578 - por Pixabay

 É a "caixa" aonde o computador é montado, estrutura que irá comportar as peças que irão fazer o computador ( PC ) funcionar. No caso de notebooks, o "gabinete" é a estrutura do notebook em si. Ele não possui gabinete, mas sua estrutura acomoda as peças, tornando-a uma espécie flexível e adaptada de "gabinete". O mesmo ocorre com os PC's 'All in one', onde o gabinete deles é a própria estrutura dele, em conjunto com o monitor.

PLACA MÃE:

 
Créditos da imagem: WikimediaImages - por Pixabay

 Ela é a placa que define as capacidades e limites de funcionamento de todos os outros componentes e peças do PC, além de interligá-los e proporcionar a execução / funcionamento de cada um deles, de uma forma lógica. Deve-se sempre verificar os padrões da placa mãe, para saber quais poderão ser as peças utilizadas nela, pois se algum componente incompatível for inserido nela, pode acabar danificando o componente inserido e/ou a própria placa mãe.

PROCESSADOR:

 
Créditos da imagem: Michael Schwarzenberger - por Pixabay
 

 Não é possível mencionar a placa mãe sem falar de processador ( CPU ), pois ele é quem executa as operações e tarefas do computador, respeitando os limites de suas definições, que deverão ser compatíveis com as da placa mãe.

DISSIPADOR DE CALOR DO PROCESSADOR:

 
 
Créditos da imagem: tookapic - por Pixabay

 É a peça que fica logo acima do processador, que ao ser devidamente refrigerada, permite que a temperatura do processador seja controlada e faz com que ele possa funcionar corretamente.

HD ( HDD ) / DISCO RÍGIDO E SSD:

 
Créditos da imagem: OpenClipart-Vectors - por Pixabay
 
 O HD é o local onde quase todas as informações ficarão armazenadas, sejam elas fotos, textos e arquivos em geral. Nisso entra o sistema operacional também, que fica instalado justamente no HD, sendo que se ele sofrer algum dano físico, pode acabar prejudicando seu funcionamento e comprometer o sistema operacional e os arquivos.

 Algumas máquinas vêm com SSD ao invés de HD's, ele basicamente realiza as mesmas funções que um HD convencional, só que ocupa menos espaço físico dentro de uma máquina, seja ela PC ou notebook.

MEMÓRIA RAM:

 
Créditos da imagem: luis cornejo - por Pixabay

 A Memória RAM, ou Memória de Armazenamento Aleatório, é a peça que faz com que o processador possa utilizar sua capacidade, através do armazenamento de arquivos e programas que estão sendo processados, sendo que a quantidade de RAM definirá o ritmo desse processo. Maior quantidade de memória RAM pode proporcionar um desempenho melhor do processador e também da máquina como um todo.

PLACA DE VÍDEO:

 
Créditos da imagem: Erik G - por Pixabay
 
 É a placa que estará interligada na placa mãe e que possibilitará que o computador exiba as gráficos / imagens na tela do monitor, dando "vídeo" a ele. Por isso o nome, placa de vídeo, também podendo ser chamada de placa gráfica.

FONTE DE ALIMENTAÇÃO:

 
Créditos da imagem: Igor Schubin - por Pixabay
 
 Componente também presente dentro de um computador, a fonte de alimentação é a responsável por receber e distribuir a energia elétrica para todas as outras peças do PC. Por isso, sempre é necessário verificar a potência da fonte com as necessidades e capacidades de cada peça, pois se uma fonte de alimentação tiver uma potência menor do que a exigida por algum dos componentes, este pode acabar ficando danificado. Portanto, sempre deve-se atentar ao consumo de energia de cada peça, para saber se ela poderá ser inserida no computador.

 A fonte de alimentação de um notebook fica fora dele, sendo aquela "caixa" ligada no cabo de energia, que liga na bateria e, quando adequada, proporciona ao aparelho o recebimento correto de energia, de acordo com sua configuração e necessidade.

OS COOLERS:

 
Créditos da imagem: Jairo Murillo - por Pixabay 
 
 Sabe aquelas ventoinhas presentes em lugares específicos no interior do computador? Elas se chamam "coolers" e são de grande importância para o funcionamento correto e "saudável" de uma máquina. Eles são indispensáveis para o funcionamento do processador, para alguns tipos de placas de vídeo, para a fonte de alimentação ( que já tem um cooler acoplado nela ) e também para o interior do PC, para manter toda a estrutura refrigerada, evitando o superaquecimento e queimação dos componentes. Eles ficam presos logo acima dos dissipadores de calor do processador.

 Processadores e placas de vídeo que utilizam coolers são os componentes que mais necessitam de coolers para o funcionamento, pois caso sejam ligados sem os coolers, essas peças acabarão superaquecendo além de sua capacidade suportada e muito rápido, fazendo com que a peça fique gravemente danificada e, provavelmente, inutilizada.

CABOS:

 E por fim, temos eles, os cabos. Eles interligam vários componentes importantes de um PC, como o HD por exemplo. Lembrando que a própria fonte de energia só a transmite através de cabos.

UNIDADES DE LEITURA / GRAVAÇÃO DE MÍDIAS:

 Leitores de mídias, como CD's ou DVD's são de extrema importância para o funcionamento de computadores, pois é através delas que muitos softwares serão instalados, possibilitando o uso da máquina. Em computadores mais antigos, podem ser encontrados também unidades de disquete.

Mais visitadas