Destaque

Illustrator: Noções básicas!

  Para se conseguir utilizar melhor uma ferramenta, devemos saber como usá-la e com o Adobe Illustrator não seria diferente.

 Antes de tudo, temos que entender que todo programa tem uma interface, que dá comunicação entre o usuário e o software propriamente dito.

 Tendo isso em mente, o que vamos aprender aqui são conceitos básicos do Illustrator e noções sobre a sua interface, para que fique mais fácil de entendê-la e trabalhar a partir dela. E é o básico disso que veremos abaixo.

 Ao abrir o programa, pode-se notar que na parte de cima dele, existe a Barra de Ferramentas e é nela que faremos uso das opções que o programa dispõe, como por exemplo, ao clicar em "Arquivo" ( ou "File" em programas de linguagem inglesa ) podemos ver a opção "Novo" e, selecionando ela, basta definir o tamanho e resolução da futura imagem, e clicar em "Ok", para criarmos um novo trabalho.


 Depois de criarmos um novo trabalho, veremos que a tela possuirá, no cabeçalho, uma guia com a opção de fechá-la, clicando no "X", se assim desejarmos. Possui também duas barrinhas, uma lateral, que move para cima e para baixo e outra vertical, que move para os lados.



 Podemos selecionar também a opção de abrir um trabalho preexistente, clicando em "Arquivo" ( ou "File" heheheh ) e selecionando a opção "Abrir" e buscar o arquivo desejado.

 Temos também, na parte esquerda, o Painel de Ferramentas e é com ele que faremos uso das ferramentas fundamentais para as criações das imagens. Verá ainda que existem pequenas "setinhas" pretas na parte superior desse painel, que são para que o mesmo seja expandido ou retraído, a depender da vontade do utilizador.


 Já na parte direita, está a parte de Propriedades, Camadas, Estilos Gráficos e outros painéis. Esse painel é um local de controle específico para uma melhor preparação da imagem.



 Para termos uma noção de criação, podemos ir no Painel de Ferramentas, buscar a opção das formas a serem trabalhadas e selecionar o círculo. Para isso, basta clicar no ícone abaixo do "T", que geralmente é um quadrado e selecionarmos a opção desejada - o círculo, neste exemplo. Note que você deverá manter o botão pressionado, após clicar na opção do painel e somente soltá-lo após estar com a seta em cima do formato escolhido.

 Feito isso é só utilizar o trabalho que está aberto, e clicarmos nele ( e mantendo o botão pressionado ) e fazermos o círculo do tamanho desejado.



 Para salvar o desenho feito, basta clicar em "Arquivo" na Barra de Ferramentas e selecionar a opção "Salvar como", escolher o local em que ficará salvo e o dar um nome ao arquivo e clicar em salvar.



 Pode-se notar também que ao abrir as opções da Barra de Ferramentas, existem diversos 'códigos estranhos' na frente de cada opção. Eles são atalhos que representam teclas e que se forem pressionadas na ordem informada no teclado, abrirão a opção correspondente. Por exemplo: ao clicar nas teclas Ctrl ( mantendo-a pressionada ) e clicar em seguida na tecla N, a opção de criar um novo trabalho será aberta.

 Isso também pode ser usado na própria área de trabalho, ao manter a tecla Ctrl pressionada e apertar a tecla + terá um zoom da imagem. Da mesma forma que, se mantiver apertada a tecla Ctrl e apertar a tecla - terá um afastamento da área de trabalho.

 IMPORTANTE: Salvar um trabalho, o Illustrator, não é o mesmo que deixá-lo finalizado para utilização. Para isso, o trabalho deve ser EXPORTADO, abrindo a opção "Arquivo" e selecionando "Exportar", no qual bastará definir o tipo de imagem, escolhendo a pasta e nome do arquivo e, por fim, clicar em salvar.

 Assim salva-se o trabalho finalizado para visualização. Da outra forma ( de salvar o arquivo ), salva-se o trabalho editável, mas não finalizado.

 E, após essas realizações, para se fechar o programa Adobe Illustrator, basta ir nas opções da lateral superior direita, onde temos a opção de minimizar, restaurar o tamanho da janela e o X, que basta clicar nele e o programa todo será fechado. Pode ser que apareça a opção de salvar o trabalho, caso tenha um aberto. Basta selecionar a opção desejada, se deseja ou não salvá-lo e, após isso, o programa será encerrado.



 NOTA: As imagens usadas acima são do Adobe Illustrator Cs5, mas os conceitos básicos da interface estão presentes em versões mais recentes - e mais antigas também.

Mais visitadas