Pular para o conteúdo principal

Destaque

Illustrator: Noções básicas!

Qual é a diferença de Antivírus e Anti-spyware?

  Segurança é um tema muito importante nos dias atuais e, segurança digital então, tornou-se um assunto de importância central na vida de praticamente todas as pessoas, por isso é importante sabermos o que é um antivírus e um anti-spyware, bem como suas funções, para entendermos do porquê eles serem importantes para nosso cotidiano.

 

Créditos da imagem: Markus Spiske - por Pixabay

 Antivírus, como o nome já diz, é um programa que visa impedir a entrada de vírus em um computador, podendo até mesmo, em alguns casos, eliminar alguns vírus que já estejam no computador ( ou smartphone ) antes dele ter sido instalado e, após instalado e iniciada uma varredura no sistema, realizar a eliminação do vírus. Entretanto, nem sempre isso é possível, pois existem diversos tipos de vírus, que possuem sistemas lógicos muito complexos, ou desconhecidos e, por isso, o antivírus pode não conseguir removê-los.

 Vírus são softwares mal-intencionados, que visam prejudicar e até mesmo roubar informações das máquinas em que estão. Esse tipo de software mal-intencionado é denominado "malware". Todo vírus é um tipo de malware, mas nem todo malware é vírus.

 Dentro da categoria de malware, temos também os spywares, que são arquivos que visam mais o roubo de informações do aparelho, enviando a agente remoto, ou seja, um espião ou hacker. Esse tipo de software age exatamente assim, como um "espião", visando roubar informações da máquina e, nem sempre ele acaba prejudicando o funcionamento dela - passando-se, muitas vezes, despercebido pelo usuário do aparelho. Diferentemente do vírus, que geralmente altera código importantes de funcionamento do computador e acaba sendo "localizado" com mais facilidade.

 E por essas diferenças, um antivírus ajuda a proteger especificamente contra vírus, mas não é tão eficaz contra spywares, pois conforme vimos, estes são softwares que precisam de um programa específico, para serem identificados e removidos ou pelo menos, neutralizados.

 Alguns antivírus já vem com anti-spywares juntos e, nesse caso sim, ele tenderá a ser eficaz contra ataques de ambos, desde que seja um programa idôneo e também seja mantido com um banco de dados constantemente atualizado.

 Além disso, tomar cuidado com os sites que acessa e os programas / aplicativos que baixa, também é fundamental para zelar bela boa segurança de seu aparelho, dados e informações!

Mais visitadas